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Home ECONOMIA

Passo a passo: aprenda agora como fazer um plano de negócios

Ja Calculei by Ja Calculei
14 de julho de 2020
in ECONOMIA
0
como fazer um plano de negócios?

Para que uma ideia de um empreendimento saia do papel, é preciso saber como fazer um plano de negócios. Trata-se do passo inicial em toda atividade produtiva, servindo como um guia para que a fase mais difícil seja superada com o mínimo de danos. Afinal, no Brasil, sobreviver aos dois primeiros anos é uma espécie de “prova de fogo” e não é para menos.

Uma em cada 4 empresas fecha as portas antes de completar 24 meses de vida, segundo o relatório Causa Mortis 2016, do Sebrae.

Em muitos casos, é justamente a falta de planejamento o principal fator para que o negócio acabe por sucumbir diante das dificuldades externas e internas.

Como fazer um Plano de Negócios?

Para superar tamanho desafio é necessária, além da habitual garra que todo brasileiro tem, uma boa dose de conhecimento e o amparo que só um plano de negócios pode oferecer. Assim, sua ideia, que parece genial no papel, será também na prática. Continue lendo para saber ainda mais!

1- Defina os objetivos

Você saberia dizer, de forma rápida e sucinta, o que levou você a empreender? Se a sua resposta foi “necessidade”, então você não está só.

Também de acordo com o Sebrae, entre 2014 e 2017, o número de negócios que começaram porque seus donos precisavam trabalhar aumentou em 29%.

E o que isso significa? Quer dizer que milhares de brasileiros dão início a uma atividade produtiva motivados, principalmente, pela urgência. Nessa situação, o normal é que sejam deixados de lado o planejamento e o estudo mais aprofundado sobre os riscos, afinal, as contas não param de chegar, certo?

Por mais que um negócio seja aberto em função da necessidade, o fato é que nada o impede de ter um objetivo, que pode até ser pagar suas dívidas. Veja de forma esquemática:

  • negócio: vender salgados;
  • meta: faturar R$ 5 mil em 6 meses;
  • média mensal: R$ 834,00.

2- Obtenha a estrutura básica

Empreender por necessidade não é um problema em si. O desafio é lançar um negócio no mercado e, ao mesmo tempo, estruturá-lo para enfrentar a concorrência e outros obstáculos.

Um dos mais comuns, nesse aspecto, é a falta de uma infraestrutura que o permita ser competitivo. Veja, não se trata de começar com equipamento, máquinas ou veículos de primeira linha, mas de avaliar o que é necessário para fazer frente às outras empresas.

Por isso, dentro do seu plano de negócios, você precisará avaliar criteriosamente o que seus concorrentes têm e, em cima disso, buscar a estrutura básica para começar.

E para quem tem poucos recursos, a dica nesse caso é usar muita criatividade. Por exemplo, se você pretende abrir um Food Truck mas não tem o veículo, por que não considerar a compra de um usado em leilão?

3- Faça a análise de mercado

Outro fenômeno comum entre os empreendedores brasileiros é o costume de copiar ideias dos outros. Um negócio novo é aberto em um bairro e, em pouco tempo, surgem diversas empresas do mesmo ramo, algumas vezes dividindo o espaço em uma mesma rua.

É uma tática até certo ponto compreensível, já que um negócio inédito tende a atrair um público que nem sempre será totalmente coberto. Por outro lado, quanto mais dividido é um mercado, menores são as margens de lucro e mais rápida é a sua saturação.

Ou seja, aquela que parecia ser uma boa estratégia, no final, revela-se um tiro que saiu pela culatra. Não seria mais interessante se você entrasse em um mercado conhecendo melhor o terreno em que pisa?

Como fazer um plano de negócios é, de certa forma, identificar o cenário externo para poder compor o empreendimento, o ideal é cercar-se de informação. Assim, o mais garantido é fazer as perguntas certas para obter respostas úteis.

Sendo assim, um mercado poderá ser mapeado ao responder:

  • Quem está nesse mercado?
  • Quem toma a decisão de compra?
  • O que esse cliente compra?
  • Que motivos o leva a comprar?
  • Como é o processo de decisão (pesquisas, Google, boca a boca etc.)?
  • Que época é mais favorável e qual é a menos favorável?
  • Onde as compras são feitas?

4- Estruture o plano de marketing

Quais ações e medidas você tomará para chegar ao seu cliente na hora e local certos? Com os objetivos definidos e o mercado mapeado, é hora de avançar para a montagem de um plano de marketing. Em linhas gerais, você precisará definir:

  • o perfil do seu cliente ideal, a persona;
  • o seu Marketing Mix, ou seja, qual é seu produto ou serviço, preço, local e como vai promover seu negócio;
  • montar um plano de ação, com as medidas práticas a serem adotadas;
  • elaborar um orçamento e escolher métricas para medir seu sucesso, tais como ROI e ticket médio.

5- Simule cenários

Todo planejamento está sujeito a falhas e imprevistos. Por isso, é sempre recomendável ter um plano B, caso o que você projetou saia errado.

Dessa forma, procure trabalhar sempre com três cenários. Um mais otimista, em que tudo sai igual ou melhor do que o que foi traçado.

Outro mais cético, em que os resultados não são nem animadores, nem comprometem a empresa, e o terceiro no qual acontece o pior cenário possível.

6- Observe a qualidade e o custo-benefício

Seus produtos ou serviços são mais do mesmo ou apresentam qualidade superior aos dos concorrentes?

E se você vende o mesmo que eles, por que não investir em diferenciais como atendimento, aspecto visual ou um detalhe que o concorrente não tem?

No final, importa mais o valor agregado, ou seja, a relação custo-benefício. E, se até vendendo pipoca é possível se destacar, por que você também não pode conseguir?

7- Conclua as etapas operacional e financeira

Empreender por necessidade é um risco ainda maior, já que a urgência faz com que sejam deixados de lado dois componentes fundamentais: o capital de giro e o controle do fluxo de caixa.

Sem essas ferramentas, a tendência é para o aumento no endividamento e o que era para dar lucro acaba se tornando uma fonte de prejuízos. Por isso, o indicado é fazer os cálculos necessários em planilha ou, se possível, com um software específico.

Caso você seja MEI ou empresa optante do Simples nacional, tenha no planejamento o seu porto seguro para lidar com os riscos externos. Lembre-se de que, na América latina, 99% dos negócios são como o seu, ou seja, micro ou pequenas empresas.

Agora que você sabe como fazer um plano de negócios em suas etapas iniciais, cabe a você dar o seu toque pessoal. Independentemente da sua idade, classe social ou condições financeiras, com planejamento, as chances de sua ideia dar certo aumentam bastante!

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